Alguns sites e programas para serem utilizados para crianças da Educação Infantil

Muitas escolas trabalham a informática com seus alunos desde cedo, a contar do maternal. Embora possa parecer apressado, esse contato com o universo digital, se bem planejado, pode oferecer muitos benefícios do ponto de vista pedagógico. "A tecnologia no ensino infantil pode ser de uso diário e, sem dúvidas, agrega conhecimento", afirma Maria Cristina Fernandes, coordenadora de tecnologia na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I do Colégio Rio Branco, em São Paulo. Quando utilizada como ferramenta para o processo de aprendizagem, a informática possibilita aulas mais dinâmicas e motivadoras, que envolvem os alunos para novas descobertas, uma vez que gera curiosidade e socialização.
No entanto, vale lembrar que não se pode deixar os pequenos conectados à maquina o dia todo. Trata-se, isso sim, de um recurso extra, para lhes proporcionar diversão e novidade, mas que jamais substitui outros materiais didáticos, como lápis de cor, giz de cera, pincel, guache etc. "A informática não pode ser um fim total; não queremos a criança presa à tela, apenas usar essa ferramenta nas atividades", pontua Rosana Ziemniak, coordenadora pedagógica da Educação Infantil do Colégio Magister, unidade Júnior, também na capital paulista. 

Veja alguns sites que rendem jogos e atividades educativas. Dica: visite-os antes, professor, para entender os caminhos e apresentá-los aos alunos com segurança.
★ Brinque-Book www.brinquebook.com.br
★ Cocoricó www.tvcultura.com.br/cocorico/ 
★ Máquina de Quadrinhos da Turma da Mônicahttp://www.maquinadequadrinhos.com.br/Intro.aspx

Conheça alguns programas recomendados e utilizados na Educação Infantil:
 Kid Pix Studio Deluxe: editor gráfico com recursos multimídia, que permite aos alunos construírem desde simples desenhos até pequenos projetos de autoria, envolvendo apresentações e animações.
 2 Simple: oferece uma coleção de atividades. 2animate: serve para desenhar, capturar ou digitalizar imagens; depois, a criança tem a oportunidade de assistir à sua própria animação. 2Create a Story: faz histórias animadas, insere imagens e sons. 2Paint: um programa muito simples de desenho e pintura. 2Go: ensina e explora direções. 2Graph: cria gráficos (em forma de barra e em pizza). 2Question: cria bases de dados de ramificação com as palavras e fotos.
 Alfacel: projeto de alfabetização acelerada apoiado em informática e multimídia. Tem por objetivo alfabetizar utilizando os recursos de multimídia de um microcomputador.
 A Casa do Franklin: com este programa, procura-se estimular o aprendizado de cores, formas, números, letras, teclas de direção (esquerda/direita/para baixo/ para cima) e, ao mesmo tempo, a concentração.
 Aurelinho: as crianças consultam os significados das palavras, verificam sua ortografia e aprendem brincando (literalmente) várias regras da língua portuguesa.
 Descobrindo Matemática (1/2/3/4/5): Na primeira parte são abordadas as Cores e Formas, interagindo com os diversos tipos de figuras geométricas. Na segunda parte, é a vez das Direções e Grandezas. No volume 3, a criança já é apresentada aos Números e Jogos Lógicos, estimulando ainda mais a memória e o raciocínio. O penúltimo volume apresenta Jogos de Raciocínio e o último, as operações de Soma e Subtração.

Thinkstock


0 falaram sobre.:

Postar um comentário